Exposição Knoll Textiles 1945-2010, NY

Design

Um estudo abrangente destaca o papel da Knoll na história do design moderno. A retrospectiva no BGC – Bard Graduate Center – enalteceu a importância das inovações na área têxtil e sua correlação com o mobiliário modernista.

Com curadoria multidisciplinar, a exposição traz 175 exemplos entre tecidos, móveis e fotografias, que exploram inovações desde a produção de materiais até o marketing. O foco principal da exposição é estabelecer uma relação direta entre a produção têxtil da Knoll e a arquitetura e design modernistas.

Fundada em 1940 por Hans Knoll, a companhia iniciou suas atividades com a fabricação de móveis. A arquiteta Florence Schust, que foi aluna de Mies van der Rohe, se juntou à empresa para implantar a divisão de design de interiores. Em 1947, Hans e Florence – então casados – adicionaram uma terceira divisão: a Knoll Textiles.

A produção têxtil da Knoll se alinhava à sensibilidade moderna, por meio de elementos primários do design como cores e texturas. A companhia contratou expoentes do design moderno e jovens designers para criar novos padrões têxteis para uso em móveis e decoração de interiores.

A partir do final dos anos 70, a Knoll contratou estilistas e arquitetos para reforçar sua produção e criar um estilo mais internacional. O uso pioneiro de novos materiais e um compromisso com o design inovador são marcas da Knoll até hoje.

Assinado pela renomada designer gráfica Irma Boom, o catálogo da exposição – publicado em parceria pela Yale University e a BGC – traz ensaios de especialistas, biografias de cerca de oitenta designers, imagens de tecidos, desenhos e mobiliário, destacando pessoas e ideias que ajudaram a formar a Knoll Textiles ao longo dos anos.

Florence Knoll reconceitualizou o uso de tecidos como elementos de um interior moderno, produzindo cortinas e estofados que se adequavam ao contexto social e às mudanças tecnológicas.

Cores e texturas eram desenvolvidas para compensar a artificialidade das novas luzes fluorescentes. Cortinas com motivos em pequenas impressões eram uma solução para dar ritmo e interesse visual às longas extensões de vidro dos novos edifícios de escritórios.

No Arkpad você encontra diversos fornecedores de tecido e papel de parede para seus projetos.

Serviço:

Exposição Knoll Textiles 1945-2010

Bard Graduate Center – www.bgc.bard.edu

New York – 18 West 86th Street, entre Central Park West e Columbus Avenue.

Até dia 31 de julho.

Terça à domingo 11h às 17h. Quinta 11h às 20h.

Entrada: US$7. Estudantes e idosos pagam US$5.

Quinta, após 17h entrada gratuita.


ÚLTIMAS DE Design

2361

Salão em cores

print1

TOG – All creators together

dinamarquesa

A obra de Jorge Zalszupin

INSTAGRAM @ARKPAD