Linguagem Digital – criatividade, cultura, tecnologia, cenografia, design e arquitetura!

Design

Novas tecnologias deram origem à uma área multi-disciplinar e repleta de possibilidades: arte digital e interatividade, premissas do Creators Project, uma rede global dedicada à celebração da criatividade, que conta com uma plataforma online e também com eventos para promover este novo tipo de manifestação poética.

A relação direta das artes interativas com o espaço e com o corpo faz com que arquitetos sejam profissionais recorrentes nesse tipo de atividade, seja projetando instalações, iluminação ou até mesmo experiências. O “Video Mapping” acima é do grupo francês 1024 architecture. No vídeo abaixo o arquiteto Leonardo Crescenti e a artista multimídia Rejane Cantoni explicam o seu trabalho com arte interativa.

No último fim de semana aconteceu em São Paulo a segunda edição do Creators Project no Brasil, o lugar escolhido foi o Pavilhão da Bienal, no Ibirapuera, templo sagrado dos arquitetos. Outro evento que movimenta a cena de arte interativa é o FILE, que acontece até dia 21 de agosto no Centro Cultural FIESP, na Av. Paulista.

Design aleatório, imersão, reatividade, dinamismo e surpresa fazem parte do trabalho consagrado do brasileiro Muti Randolph, autor de projetos para desfiles, shows, eventos e da iluminação em LED da premiada casa noturna D.EDGE em São Paulo.

Um dos grandes focos dessa arte cenográfica é a constante busca de uma relação estreita entre música e iluminação, para gerar uma ativação dos sentidos e integrar o cenário como um dos protagonistas dessa experiência. A revolução da tecnologia digital atinge cada vez mais os escritórios de arquitetura, permitindo inovações durante o processo criativo, com grande capacidade de simulação. A tendência é que cada vez mais os espaços deixem de ser cenários para adquirir uma relevância ativa, participativa e interativa.

Serviço:

The Creators Project
29 a 31 de julho – Sábado 10 às 22h / Domingo 10 às 18h – entrada franca
Pavilhão da Bienal – Av. Pedro Álvares Cabral – Portão 3 – Parque do Ibirapuera
http://thecreatorsproject.com
(11) 5576-7600

FILE
até 21 de Agosto
Centro Cultural FIESP – Galeria de arte do SESI – Avenida Paulista, 1313 – metrô Trianon
Segunda 11 às 20h / Terça a Sábado 10 às 20h / Domingo 10 às 19h – entrada franca
(11) 3146-7405
http://www.filefestival.org


ÚLTIMAS DE Design

arquiteta Caroline Gabriadesrr

Escolha o modelo ideal para a cabeceira da cama

new_Echiquier_Harcourt_1rr

Jogo de xadrez assinado pelo estúdio Nendo na Baccarat

2013.12.02_Hong_Kong_One_Plus_Partnership_UA_CineTimes_0001-6

Um cinema com projeto surpreendente!

INSTAGRAM @ARKPAD