Design de produto e movelaria – Irmãos Bouroullec

Design

Os franceses Ronan e Erwan Bouroullec, nascidos em 1971 e 1976 respectivamente, vivem e trabalham em Paris, de onde ao longo de mais de 15 anos de carreira colaboram para elevar o espírito criativo no design de produto voltado à arquitetura e interiores.

No projeto realizado com a empresa têxtil dinamarquesa Kvadrat (fotos acima), desenvolveram um módulo de tecido que pode ser usado como revestimento acústico, divisão de ambientes ou simplesmente como uma escultura e ambientação.

Em 1997 eles apresentaram a “cozinha desintegrada” no Salão do Móvel em Paris e foram observados por Giulio Cappellini, que viabilizou os primeiros projetos de desenho industrial da dupla. A partir do ano 2000 a dupla projetou para  Issey Miyake e depois teve uma reunião decisiva com Rolf Fehlbaum, chairman da Vitra, que resultou na concepção do inovador sistema de escritório Joyn (foto abaixo), em 2002, alavancando a carreira hoje premiada e reconhecida.

Seu trabalho vai desde pequenos objetos utilitários até projetos de arquitetura, passando pelo design de móveis para residência e mobiliário corporativo, vasos, jogos de porcelana, joias e vários tipos de acessórios para casa. Sempre com foco no design e na organização do espaço interior.

“Nós estamos em uma ótima situação [...] nós criamos vários desastres. Mas tivemos chances de criar best-sellers também”. Atesta Ronan Bouroullec, cujos trabalhos ganharão uma exposição no Centre Pompidou-Metz, de 7 de outubro até o verão de 2012.

O design dos irmãos Bouroullec é surpreendente pela obviedade e simplicidade. Os objetos continuam sendo o que são e ao mesmo tempo oferecem uma nova experiência estética.

Entre os principais clientes da dupla estão os maiores representantes do segmento: Vitra, Gallery Kreo, Kvadrat, Magis, Kartell, Established and Sons, Ligne Roset, Axor, Alessi, Issey Miyake, Cappellini, Habitat, Domeau & Peres, Authentics, Eandw, Flos and Mattiazzi.

Na poltrona “Slow Chair”, desenhada em 2006 para Vitra, uma malha robusta é esticada sobre a estrutura metálica de generosas proporções, criando uma peça de destaque. No arkpad você pode adicionar essa peça aos seus favoritos!

A colaboração entr e eles é um diálogo permanente norteado por suas distintas personalidades e uma noção compartilhada de diligência com a intenção de alcançar balanço e elegância.

No trabalho “Egalité” (foto abaixo), que significa igualdade,  exibido no centro de arquitetura Arc em Rêve, em Bordeaux, o espaço recebeu 900 desenhos, figuras e documentos, todos no mesmo formato e com o mesmo peso na apresentação.

No Arkpad você encontra mesas, poltronas, cadeiras e algas(!!!) dos irmãos Bouroullec!

 


ÚLTIMAS DE Design

Bowl-Peixes rr

Louças para trazer charme à mesa do café

wassily

11 cadeiras que marcaram a história do design

Relogio  baratinho

Ajuste o horário de verão com relógios divertidos

INSTAGRAM @ARKPAD