Design étnico e contemporâneo – Glimpt

Design

Os designers suecos Mattias Rask e Tor Palm colaboram – pelo estúdio Glimpt – com artesãos de países pobres, criando designs que valorizam sua cultura e trabalho manual. Da mistura entre artesanato étnico, design contemporâneo e responsabilidade social, surgiu um resultado incrível.

 

Apresentamos aqui duas lindas coleções de mobiliário e iluminação: Superheroes (acima) e Forbidden Fruit (abaixo). As peças de design contemporâneo aproveitam materiais e técnicas de artesanato do Vietname e África do Sul.

O envolvimento da dupla com o trabalho artesanal começou na universidade: “Somos apreciadores de artesanato e nós mesmos trabalhamos bastante com marcenaria, por isso foi natural pensar o trabalho manual como ponto de partida para nosso projeto”.

Fartos da criação de produtos para o consumo da sociedade, sem um envolvimento mais profundo, os designers decidiram que seu trabalho teria um significado maior: ressaltar a cultura dos países escolhidos e ajudar seus trabalhadores.

“Através do encontro entre design e artesanato, esperamos criar produtos mais atrativos, pelos quais pode-se cobrar um preço mais razoável, assim os artesãos locais recebem uma parcela mais justa do que o habitual”.

Antes de partir para a Cidade do Cabo, África do Sul, eles planejaram suas ações em contato com a Furntech (incubadora de pequenas empresas e também centro de capacitação) e o estúdio de cerâmica artesanal Potter’s Workshop. “País e a cultura são fontes de influência necessárias e importantes. Por isso queremos viajar sem uma ideia final e encontrar a inspiração para nosso trabalho visitando diferentes artistas locais”.

Como resultado, foram desenvolvidos diversos protótipos: banqueta, mesa lateral, luminária de chão  “Last Fruit Standing” e a série de pendentes “Forbidden Fruit” ajustáveis, com cúpulas de cerâmica decoradas à mão. A produção é feita na África, mas destinada ao mercado europeu. Os produtos carregam em sua estética a forte identidade do local de origem.

No Vietname, o Glimpt cooperou com a fabricante de móveis UMA e com tecelões de Ho Chi Minh City (maior cidade do país, antiga Saigon). Os artesãos possuem uma produção tradicional de pequenos bowls, feitos com rolos de plantas marítimas (algas)  unidos por fios das redes de pesca.

“Depois de passar um tempo com os tecelões e repensar nossas ideias iniciais, percebemos que podíamos aumentar em escala a dimensão dos rolos. Ao vermos pessoas na rua vendendo redes feitas de fios coloridos, encontramos a combinação certa”.

Trabalhamos junto com a ilustradora sueca Malin Koort, que nos ajudou a desenvolver os padrões coloridos para a série, misturando assim o design escandinavo com o artesanato vietnamita.

As peças possuem uma estrutura metálica interna, sobre a qual as fibras naturais são amarradas depois de secas. Os pequenos móveis (que podem servir como mesas laterais, puffs ou banquetas) são coloridos, chamativos e com estética super contemporânea!

Ambas as coleções são comercializadas pelos produtores (Potters Workshop e UMA), a partir do país de origem, permitindo assim gerar empregos e desenvolver a comunidade local. Uma iniciativa tão admirável merece ser apoiada! Quem sabe os produtos não fazem sucesso no Brasil?


ÚLTIMAS DE Design

21.contrast6-a

Luminárias inovadoras feitas com canos de metal

JMurier-Dmartinez-SIGNS-1

Espelho tem design inovador com uso de cobre

MaritimeS_BenjaminHubert_Casamania_2012_2rr

Dia dos Pais: cadeiras para presentear com estilo

INSTAGRAM @ARKPAD