Comedy Carpet – intervenção urbana tipográfica

Cityguide

“Comedy Carpet” é uma intervenção permanente na cidade de Blackpool – Inglaterra. O grande tablado mistura arte e história, com frases, piadas e nomes de mais de 1000 comediantes e autores, imortalizando grandes nomes da comédia britânica.

Criada pelo designer Gordon Young – em colaboração com o designer gráfico Andy Altmann, do estúdio Why Not – a intervenção visa materializar o importante papel de Blackpool na história da arte cômica da Grã-Bretanha.

O projeto levou 5 anos para ficar pronto, devido à grande complexidade de execução: cada um dos mais de 160.000 caracteres é uma peça tridimensional (ou ‘tipo’) produzido a partir de granito sólido (30mm de espessura).

As letras foram distribuídas em 300 placas de concreto branco, com acabamento brilhante. As letras variam em tamanho, de alguns centímetros até um metro de largura, a peça pode ser visualizada tanto de perto como de bem longe.

A iniciativa foi planejada por um orgão local de turismo e cultura, como parte da regeneração da cidade. É um trabalho realmente único, de arte pública e acessível, que convida a população e os visitantes a ocuparem esse espaço lúdico e significativo.

Blackpool é uma cidade litorânea no noroeste da Inglaterra, onde foi construída em 1894 a Blackpool Tower, que abriga em sua base um complexo de entretenimento por onde passaram grandes comediantes. A grande plataforma foi instalada ao pé da Torre, de frente para a entrada.

Gordon Young trabalha com arte pública há 20 anos, criando peças que exploram a compreensão da história social, o engajamento de comunidades e a extensão dos relacionamentos entre arte e arquitetura. A linguagem, a tipografia e o uso de palavras sempre estiveram presentes em seu trabalho.

Quando foi convidado a fazer um trabalho para a renovação do espaço público externo, Gordon inspirou-se no interior da Torre: que vai da fantasia de um Salão Vienense, aos Foyers no estilo Art Nouveau, passando por um picadeiro bem no meio da estrutura.

“Eu queria criar algo que fosse construído com o alto padrão de acabamento que se vê na arquitetura histórica de Blackpool – os jardins de inverno, bibliotecas, e, é claro, a fabulosa Torre. Pensei nesse trabalho de qualidade para mostrar que Blackpool ainda pode ser elegante”.

Segundo os habitantes de Blackpool, fala-se muito da calçada da fama de Hollywood, mas não existe um Comedy Carpet em nenhum outro lugar do mundo! Confira no vídeo abaixo a apresentação da obra pelo comediante Ken Dodd:


ÚLTIMAS DE Cityguide

PressRelease_CURZON_Victoria_FINAL-SELECTION003

Sinta-se em casa em um cinema boutique

Tunnel

100% Design celebra sua 20ª edição

1774_l

Spas para curtir a dois!

INSTAGRAM @ARKPAD