Gridlock – Metal e Concreto, Philippe Malouin

Design

A coleção Gridlock, do designer Philippe Malouin, combina concreto sem acabamento e treliças de metal, para criar peças que reproduzem em escala humana a lógica construtiva industrial.

Sustentado por uma fina estrutura intertravada, o concreto acaba parecendo leve, numa sutileza minimalista que subverte nossos conceitos de equilíbrio. A coleção inclui estante, mesa, bowl, luminária e arandela.

A edição está exposta em Paris, na Galeria NextLevel, até 14 de janeiro de 2012. O trabalho dá continuidade à série inicial apresentada em 2010, a sequência ganhou no visual pela estrutura metálica dourada e o concreto aparente.

Com acabamento pendendo entre sutil e áspero, Gridlock é uma aplicação no design da estética brutalista, observada em projetos de arquitetura que são agressivamente racionais e densos, carregados de sensualidade em suas superfícies expostas.

Inconvencionais, as peças surpreendem com formas e materiais inesperados, que convidam ao toque. A estrutura modular e repetida das treliças, com o brilho metálico, cativa o olhar.

A coleção Gridlock é repleta de referências e citações, um objeto-metáfora que brinca de ser arquitetura em contrução. Pós-moderno e brutalista, high-end, chegando a ser quase um fetiche de tão cool, minimalista e preciso.

O design poético de Malouin usa linhas claras, volumes definidos e transparência para alcançar uma beleza única e muito original, com sensibilidade e competência.

Philippe Malouin nasceu em Montreal, Canadá, mas vive e trabalha em Londres. Por meio da coleção Gridlock, o designer explorou a herança cultural brutalista e moderna que essas cidades possuem, trabalhando com um conceito industrial contraditoriamente feito à mão.


ÚLTIMAS DE Design

1_aluminium-gradient-chair_2

Impressão 3D chega ao design de móveis

takeoff_light_all_1000x740crop

Luminárias cortadas a laser têm desenho customizável

vela perfumada2

Aposte nos aromatizantes para deixar a casa perfumada

INSTAGRAM @ARKPAD