As linhas iluminadas de Michael Anastassiades

Design

Nascido na ilha de Chipre, Michael Anastassiades é pós-graduado em desenho industrial pelo Royal College of Art de Londres. Suas luminárias revelam também o rigor formal e a lógica construtiva de sua formação como engenheiro civil.

Estabelecido em Londres, Anastassiades montou seu escritório em 1994. Sempre produziu seu trabalho artesanalmente, em pequena quantidade, prezando pela alta qualidade. Em 2007 ele montou uma empresa para aumentar a disponibilidade destes produtos no mercado.

Nas fotos acima a edição limitada Lit Lines (“linhas iluminadas”) para a Galeria Nilufar, de Milão. “Desenhei esta série depois de uma extensiva jornada pela Índia, por lugares onde, à noite, longos bulbos lineares eram suspensos em configurações aleatórias. Cada arranjo é um ato criativo que soluciona um problema prático”.

Acima, o Tube Chandelier – de 2002 – que apresenta semelhanças em relação às Lit Lines: fonte de luz incandescente e cilíndrica, acabamento em metal de cor dourada, volumes vazados de forma piramidal, com estrutura de linhas retas.

Na foto acima o design da luminária pendente CFL, minimalista e funcional. Mais uma vez a linha reta é usada de forma simples e racional. Anastassiades parece levar ao extremo a máxima do mestre Mies Van Der Rohe: “menos é mais”.

“Eu procuro honestidade na forma de usar os materiais”, revela o designer, “estou interessado em suas qualidades intrínsecas, algo que não pode ser imitado”. Anastassiades produz a arandela Tube (acima) com acabamento em ouro, bronze ou espelhos.

Na série Kinetic o designer trabalha o conceito de luz em movimento. São pendentes motorizados que giram em torno de seus eixos, em referência ao movimento do sol. O modelo acima tem 3 juntas articuladas e 1 contrapeso na haste inferior.

Uma variação da série Kinetic, o modelo abaixo tem um único eixo e faz um movimento pendular. Consagrado, o trabalho de Michael Anastassiades faz parte das coleções permanentes do MoMA – Museu de Arte Moderna, em Nova Iorque – e do Victoria and Albert Museum (abaixo, foto de Helene Binet), em Londres


ÚLTIMAS DE Design

2361

Salão em cores

print1

TOG – All creators together

dinamarquesa

A obra de Jorge Zalszupin

INSTAGRAM @ARKPAD