Tapete Verde – Gaëlle Villedary

Design

Tapis Rouge (Tapete “Vermelho”) é uma intervenção criada pela artista plástica Gaëlle Villedary. Com 420 metros de extensão, o tapete de grama atravessou um vilarejo de arquitetura medieval no Sul da França.

A obra celebrou os 10 anos da rota “Arte e Natureza”, iniciativa cultural e turística do vilarejo de Jaujac, uma pequena comunidade à margem direita do Rio Lignon. Simbolicamente, o tapete linear verde refere-se àqueles vermelhos, por onde caminha a realeza.

Usando 168 rolos de grama (3,5 toneladas), a artista destacou ainda mais o contraste incrível entre cinza e verde que marca o local. Com degraus, curvas e travessias, este percurso foi vital através dos tempos, pois conecta as áreas naturais dos dois lados do vilarejo. Enquanto os muros da cidade são ricos em história, o Vale ao redor exibe uma natureza exuberante.

Turistas de todo o mundo reunem-se ali para conhecer a cidade medieval, lugares especiais, arte histórica e as trilhas naturais ao longo das colinas próximas. O caminho-arte de Villedary simboliza essa bem-sucedida comunhão entre Cidade e Paisagem, Homem e Natureza.

A ausência de uma camada de terra abaixo da grama determinou a curta duração da obra, realizada em setembro de 2011. Mas a intervenção minimalista e simbólica materializou um entendimento sobre o vilarejo, unido e conectado à seu entorno.

Como a estrada de tijolos dourados na história “O Mágico de Oz”, a manifestação visual e linear do percurso instiga a curiosidade: Para onde leva? Por onde passa? O vídeo abaixo concentra algumas respostas em 1 minuto:

Fotos: David Monjou


ÚLTIMAS DE Design

1_aluminium-gradient-chair_2

Impressão 3D chega ao design de móveis

takeoff_light_all_1000x740crop

Luminárias cortadas a laser têm desenho customizável

vela perfumada2

Aposte nos aromatizantes para deixar a casa perfumada

INSTAGRAM @ARKPAD