O design facetado da Pool – Léa Padovani & Sébastien Kieffer

Design

Com o objetivo de explorar associações entre os objetos e o espaço, o Estúdio Pool foi criado em 2010 pelos designers Léa Padovani e Sébastien Kieffer. Entre as linguagens usadas pela dupla, destacamos a exploração de relações geométricas e ângulos: peças com diversas superfícies adicionam ritmo e profundidade aos ambientes.

Na série Wryneck, acima, a dupla usa tecnologia digital para lapidar a madeira, mas em seguida o verniz é aplicado artesanalmente. Feita de noz e cortiça, a peça tem a base em forma de cone invertido e facetado, podendo lembrar um lápis apontado.

Em forma de prisma, a luminária Louxor tem um design cool e inovador. A peça pode ser usada como pendente ou apoiada por qualquer uma de suas faces. A geometria facetada aparece até nos reatores!

Feito com armação de metal e madeira dobrada, o espelho L’idéal du moi (“o ideal de mim”, em livre tradução) oferece reflexos decompostos. Sua chamativa superfície revela partes desconjuntas em diferentes planos e ângulos, assim como faziam os pintores cubistas:

W&W é um sistema de iluminação para os típicos forros modulares, feito em acrílico (PMMA) e metal. Com 5 modelos diferentes, permite criar uma paisagem “mineral” para quebrar com a monotonia de espaços públicos e corporativos:

Ao quebrar com as relações lineares entre objetos e espaço, Léa e Sébastien questionam seu papel como designers. Em sua visão, o indivíduo e tudo que o rodeia são constantes incertezas, por isso, para além da funiconalidade, criam formas inconvencionais capazes de instigar uma compreensão mais profunda sobre o espaço e o próprio design.

Durante a Bienal de Arte Contemporânea de Lyon, o estúdio Pool foi convidado a criar a cenografia para o lançamento de edições contemporâneas das peças “Tokyo” (que publicamos aqui), “Méribel” e “Berger”, de Charlotte Perriand para Cassina. O projeto? Mais design facetado:


ÚLTIMAS DE Design

2361

Salão em cores

print1

TOG – All creators together

dinamarquesa

A obra de Jorge Zalszupin

INSTAGRAM @ARKPAD