Desafio Guardian – design em vidro

Design

Fabricante de vidros e espelhos, a Guardian lançou um desafio para destacar as possibilidades de uso dos seus produtos no design. Sob a curadoria de Maria Helena Estrada, um grupo seleto de profissionais foi escalado para criar peças de design a partir dos materiais oferecidos.

As criações foram apresentadas no Brazil S/A - lounge brasileiro em Milão. Com produção limitada, as peças serão disponibilizadas em lojas de decoração e na Casa Conceito Guardian, onde será inaugurado, em breve, o primeiro showroom da empresa no Brasil.

A surpreendente luminária “Caleidoscópio Geodésico” é criação do arquiteto e lighting designer Guinter Parschalk. Modular, a peça permite inúmeras combinações formais, seja como plafond, pendente, arandela ou luminária de mesa. As faces internas, em Espelho Guardian®, produzem um efeito caleidoscópico que varia conforme o ângulo de observação.

Projetada pela arquiteta Ilse Lang, a mesa “Pororoca” é praticamente uma escultura, feita puramente em vidro. Ascendendo em direções opostas, os dois apoios se unem para formar o tampo, que é vazado na parte central.

Referência mundial em design, o carioca Sergio Rodrigues apresentou a luminária Estella, uma peça de linhas e ângulos retos. A base utiliza Ebony DiamondGuard® versão 2.0 e Espelho Guardian®. O volume maior, escuro, na parte superior, cria um jogo visual forte e masculino.

O artista plástico e estilista Jum Nakao usou a ruptura como ponto de partida para criar a obra “Awake – Dream”. Explorando a fragilidade do vidro, o quadro usa os estilhaços (fragmentação) para abordar de forma impactante o descompasso entre sonhar e despertar, seja fisiológica ou metaforicamente.

A partir do registro sonoro de fábulas contadas por sua avó, Guto Requena desenvolveu a coleção de vasos “Era uma vez”. Os arquivos de áudio usados como base foram transformados em uma curva bidimensional, que foi rotacionada para gerar as formas. O designer contou com apoio do arquiteto Henrique Stabile no desenvolvimento e de Thiago Hersan na programação.

Marcio Kogan e Suzana Glogowski, do StudioMK27, trabalharam no “Espelho Diplóptico” uma interessante ilusão de ótica. A peça combina madeira com Espelho Guardian 6mm, ao fundo, aplicado com um ângulo de 10 graus; e fechando a moldura, vidro ClimaGuard Light, 10 mm. O resultado é uma reflexão equívoca, que desloca o eixo de vista e provoca uma visão inesperada!

Fotos: Paulo Falcão – exceto pela 3ª foto (Mesa Pororoca)


ÚLTIMAS DE Design

gironde-6

Mesa extensível traz praticidade para a casa

1_aluminium-gradient-chair_2

Impressão 3D chega ao design de móveis

takeoff_light_all_1000x740crop

Luminárias cortadas a laser têm desenho customizável

INSTAGRAM @ARKPAD