Copos de Metal “Airless” – SUS

Design

Os produtos sofisticadíssimos da japonesa SUS foram expostos na Galeria Rossana Orlandi durante a Feira de Milão 2012. Visto de perto pelos curadores do Arkpad, o trabalho se destaca pelas formas minimalistas, acabamento delicado e riqueza de cores, que suavizam a brutalidade do metal. Disponíveis em oito modelos, cinco cores e quatro texturas, os produtos da coleção “Airless” permitem infinitas possibilidades de combinação!


SUS tem dois significados, o primeiro é a abreviação de “stainless used steel” (aço inoxidável usado) e o segundo é sustentabilidade. Com produtos que focam na qualidade de vida e na experiência do usuário, a marca alia o melhor de dois mundos: a sensibilidade e conhecimento tecnológico dos designers e a precisão e cuidado dos artesãos de Tsubame – uma cidade japonesa, na província de Niigata, com 350 anos de tradição na metalurgia.

Os copos da coleção “Airless” tem acabamento áspero, semelhante à cerâmica, mas são feitos de titânio, um metal dos mais nobres. A aparência cristalina que a superfície adquire só é possível por uma técnica única e sofisticada de manufatura, que tem como resultado um acabamento sem igual, simplesmente “one-of-a-kind”.

Espera-se que o produto crie laços com o público, pois a experiência de consumir uma bebida nesses copos estimula os cinco sentidos: sua textura oferece um contato único com pele e boca; o choque dos cubos de gelo com o metal produz um som incrível; as cores e brilho de sua superfície são extremamente ricos; e por fim, o titânio garante que o gosto e o aroma originais permaneçam inalterados.

Um dos segredos deste design está no vácuo entre as finas placas de titânio. A ausência de ar proporciona um excelente isolamento térmico, a um grau que antes era considerado inatingível  para o metal. O calor da mão simplesmente não vai para o líquido, e o não resfriamento da superfície externa impede a condensação de gotículas de água quando o conteúdo é gelado.

O titânio é usado há tempos em instituições médicas, por sua resistência e durabilidade, e na moda (em acessórios) por sua beleza. Os copos feitos desse material são uma inovação, um produto de altíssima qualidade, com vantagens funcionais sobre os tradicionais copos de vidro.

No processo de fabricação o material é manipulado com técnicas diferentes que geram quatro texturas únicas na superfície. Disponíveis em oito formatos e cinco cores diferentes, com uma rica variação no acabamento e brilho, os produtos permitem uma infinidade de combinações!

A série de cores é obtida através de alterações na espessura da camada de óxido da superfície de titânio, em um nível nano. A mudança na reflexão da luz na superfície gera essas alterações de cor sem o uso de pigmentação. O efeito é semelhante ao que ocorre com bolhas de sabão, que apresentam as cores do arco-íris devido à decomposição da luz.

O próprio showroom da SUS simboliza o diálogo entre tradição e modernidade, pela inovadora fachada metálica e o inesperado trabalho artesanal em madeira, que poeticamente metaforiza uma árvore, cujos frutos são chapas de metal utilizadas na produção.


ÚLTIMAS DE Design

arquiteta Caroline Gabriadesrr

Escolha o modelo ideal para a cabeceira da cama

new_Echiquier_Harcourt_1rr

Jogo de xadrez assinado pelo estúdio Nendo na Baccarat

2013.12.02_Hong_Kong_One_Plus_Partnership_UA_CineTimes_0001-6

Um cinema com projeto surpreendente!

INSTAGRAM @ARKPAD