Luca Nichetto – design original da Ilha de Murano

Design

Pupilo de ninguém menos que a galerista Rossana Orlandi, Luca Nichetto abriu seu escritório em 2006, quando já acumulava 6 anos de trabalho na área. Especializado em desenho industrial, o jovem designer apresentou neste ano na Feira de Milão impressionantes 19 produtos. As linhas limpas e nítidas de seus móveis e luminárias criam um repertório moderno e minimalista.

A poltrona Paffuta, em metal, madeira e estofado, tem inspiração no design finlandês. As cinco almofadas conectam-se uma a outra por zípers, o que permite criar diferentes combinações de cores e tecidos, podendo também ser revestidas em couro. A peça está no catalágo da marca italiana Discipline, que estreou neste ano, em Milão.

Com eixo deslocado do centro e base cônica, a série de luminárias Golconda tem formas puras e esculturais, obtidas pela rotação de folhas de alumínio. Criadas para a Established & Sons, as peças foram inspiradas no característico chapéu-coco que aparece em diversas obras do pintor surrealista René Magritte.


O nome das mesas laterais Torei, em madeira maciça com estrutura de metal, tem origem na pronúncia da palavra ‘bandeja’ em japonês. Com pequenas dimensões e uso flexível, herdam a sutileza e o equilíbrio da cultura oriental. O sofá La Mise se destaca pela qualidade do tecido e estofamento, com costura decorativa em zigue-zague. Criadas para a Cassina, as duas peças revelam cuidado nos detalhes, tanto na forma e volume, quanto nos excelentes materiais e acabamento.

A poltrona estofada Wolfgang é uma das novas peças de uma família de móveis feitos em parceria com o Wolfgang Studio, em Estocolmo, que marca a expansão das atividades de Nichetto para a Suécia. O desenho em madeira maciça e curvada faz referência explícita ao design escandinavo. Produzidas para a italiana Fornasarig, as peças partem da observação das cadeiras desenhadas por Hans J. Wegner e Michael Thonet.

As luminárias de piso Stewie, em tecido e resina, destacam-se pela forma pouco convencional e pelo belo efeito da luz indireta.  O material sintético cumpre o papel de difundir a luz, cuja fonte permanece oculta. Desenvolvido para a Foscarini, o conceito partiu da observação de um tanque de lavar roupa, que foi inserido fora de contexto (à la Duchamp) no estúdio do designer.

Nascido na Ilha de Murano, Luca Nichetto estudou artes antes de se formar designer industrial pela Universidade IUAV de Veneza. Seus primeiros projetos, em 1999, foram em vidro Murano, para a Saviatti. No memo ano ele iniciou sua colaboração com a Foscarini, onde não só desenhou produtos, mas trabalhou como consultor em pesquisa de novos materiais e desenvolvimento de produto. Sua sólida carreira e trabalho incontestável fazem de Nichetto um dos designers mais promissores da atualidade, colaborando com dezenas de empresas entre as mais respeitadas da área.


ÚLTIMAS DE Design

arquiteta Caroline Gabriadesrr

Escolha o modelo ideal para a cabeceira da cama

new_Echiquier_Harcourt_1rr

Jogo de xadrez assinado pelo estúdio Nendo na Baccarat

2013.12.02_Hong_Kong_One_Plus_Partnership_UA_CineTimes_0001-6

Um cinema com projeto surpreendente!

INSTAGRAM @ARKPAD