Reedição de design moderno – Gio Ponti

Design

A fabricante italiana Molteni está reeditando desenhos de Gio Ponti (1891-1979). Consagrado arquiteto e designer italiano, Ponti fundou em 1928 a revista Domus, uma das mais importantes publicações de arquitetura e design até hoje. Composta por poltrona, mesa, cômoda, cadeira, tapete e estantes, a coleção reúne itens produzidos em projetos particulares ou pequenas séries.

As peças foram editadas a partir de ampla pesquisa por desenhos, protótipos e exemplares, encontrados no arquivo da família com a cooperação dos herdeiros. Obeserva-se nesses produtos a obsessão de Ponti pelo design do ambiente doméstico, no qual o italiano buscava formas de exprimir a modernidade.

O processo de reedição, conduzido pelo arquiteto Pierluigi Cerri, não é uma interpretação nostálgica e nem um reprodução histórica, mas uma releitura contemporânea fiel à memória. Ao revisitar dezenas de produtos, buscou-se resgatar conceitos que permanecessem atuais e que pudessem dialogar com o DNA da Molteni.

A seleção oferece um recorte das multifacetas de Ponti: da sensualidade das linhas curvas, na poltrona, ao rigor formal das estantes; da simplicidade e fluidez, da cadeira de alumínio, ao ritmo moderno ditado pela geometria na cômoda e na mesa.

Celebrando a “Dolce Vita”, Ponti foi uma das principais figuras pensantes do design moderno italiano. Entre os anos de 1920 e 1970, buscou desenhar uma forma prática e alegre de se viver, que até hoje se mantém fascinante e relevante.


ÚLTIMAS DE Design

sergio-rodrigues-6 c

Morre Sergio Rodrigues, um dos maiores designers de mobiliário do Brasil

mesa herman

Herman Miller lança série com peças modulares

mesa cafe2

Arrume a mesa do café como nos melhores restaurantes

INSTAGRAM @ARKPAD