O design conceitual de Richard Clarkson

Design

Um protótipo de um smartphone retrô com discagem mecânica, uma cadeira de balanço em forma de berço e uma luminária com uma lâmpada que tem aparência de tudo, menos de lâmpada, são criações de Richard Clarkson. Com pouco mais de 20 anos e muito talento, o neozelandês é uma das apostas da nova geração de designers.

Formado pela Victoria University, em Wellington, na Nova zelândia, Richard Clarkson criou o Rotary Mechanical Smartphone, acima, após uma intensa investigação sobre tendências. Além disso, explica ele: “foi uma declaração crítica sobre o caminho que os eletrônicos portáteis estão tomando”.

Em parceria com colegas da universidade, o neozelandês também assina o design da Cradle chair, acima. A cadeira foi projetada para ajudar pessoas que sofrem de Distúrbios de Movimentos Rítmicos. “Esta peça, embora desenvolvida para um usuário específico, deveria ser também adequada para quem deseja um lugar para relaxar”, diz.

A Cradle chair, que tem estrutura de madeira e almofadas revestidas de lona, ainda não está sendo comercializada. Abaixo, uma das peças mais legais de Clarkson: a Dripping Lamp, feita de vidro soprado e aço. “Esta lâmpada é uma exploração da lâmpada halógena e suas propriedades inerentes. Eu experimentei a utilização do calor intenso do bulbo e criei um sistema único de abajur”, explica.

O designer trabalhou vários protótipos antes de encontrar o modelo ideal para este projeto: “eu queria algo diferente do que apenas um abajur, tinha que ser interessante quase ao ponto de ser excessivamente conceitual, mas ainda com um elemento de prazer e surpresa”, conclui ele.


ÚLTIMAS DE Design

21.contrast6-a

Luminárias inovadoras feitas com canos de metal

JMurier-Dmartinez-SIGNS-1

Espelho tem design inovador com uso de cobre

MaritimeS_BenjaminHubert_Casamania_2012_2rr

Dia dos Pais: cadeiras para presentear com estilo

INSTAGRAM @ARKPAD