O design atento de Brunno Jahara

Design

Nada se perde, tudo pode ser aproveitado, sob a ótica do talentoso designer Brunno Jahara. Com um olhar apurado para encontrar materiais que possam aprimorar e inovar suas criações, o carioca conquista seu espaço e se firma como um dos nomes mais expressivos do design brasileiro.

A sustentabilidade é tema recorrente em seus projetos. Em 2010, o designer lançou a coleção a Batucada (foto acima), inspirada na batida de percussão do Carnaval. Trata-se de uma série colorida e amassadinha de vasos, luminárias, bandejas e outros acessórios feitos de alumínio reciclado. “Sempre que uma indústria me aborda para fazer um projeto, eu tento encaixar dentro do material algo mais honesto com a natureza. É nesse caminho que vai entrar a nova onda de consumo, de design, mas sem ficar aquela coisa muito verde demais, muito natural”, explica.

Em parceria com a St. James, Jahara criou a série limitada de mesas The X Tables, de bronze com banho de prata (foto acima). As peças têm três tamanhos diferentes e seus tampos podem ser utilizados como bandejas. Abaixo, na cena: luminária da coleção Batucada, sobre o armário da coleção Neorustica, de madeira reciclada, mesinha-protótipo e quadros (estudos de textura) da coleção particular do designer. “Eu tento sempre valorizar o material que estou trabalhando, seja ele simples ou não. Eu não tenho preconceito com determinado tipo de material. Todos têm a sua importância”.

Brunno nasceu no Rio de Janeiro, estudou em Brasília, e morou na Europa, onde teve a oportunidade de trabalhar com o espanhol Jaime Hayon no Centro de Comunicação e Pesquisa da Benetton, na Itália. Vira e mexe, o designer se vê de malas prontas para tocar novos projetos em algum canto do mundo. “Parte do meu trabalho é tentar fazer uma união entre aqui e fora, mostrar como as pessoas vêm o Brasil e como o Brasil vê o design de fora. É como uma pesquisa ou um questionamento meu, porque eu acho que o design é uma expressão, então a gente tenta expressar coisas e ideias” conclui ele. Jahara se prepara para lançar uma linha de louças em parceria com a empresa portuguesa Vista Alegre. Pelo visto, é esperar para ver porque certamente vem coisa boa por aí.


ÚLTIMAS DE Design

mesa herman

Herman Miller lança série com peças modulares

arquiteta Caroline Gabriadesrr

Escolha o modelo ideal para a cabeceira da cama

new_Echiquier_Harcourt_1rr

Jogo de xadrez assinado pelo estúdio Nendo na Baccarat

INSTAGRAM @ARKPAD