Giorgia Zanellato – vasos espelhados

Design

Com uma formação sólida e um approach bem direto, a designer italiana Giorgia Zanellato, 25, desponta como uma das mais promissoras da nova geração. Em sua recente série de vasos, nomeada Narciso, foram usados espelhos para destacar visualmente as flores, um conceito simples, genial e muito bem executado.

A coleção Narciso surgiu de um exercício nítido e direto de forma-função, conforme explica a designer: “é um projeto que começou com a intenção de desenhar alguns vasos, com foco na funcionalidade do vaso como objeto. Mas qual a função de um vaso? Eles são usados para dispor flores”.

Narciso from Simone Cavadini on Vimeo.

Os espelhos foram explorados em diferentes aspectos, da mais simples reflexão à outras mais complexas, caleidoscópicas. Com formas, volumetria e superfície de reflexão totalmente diferentes, cada um dos seis vasos exibe as flores à sua própria maneira.

Assim como o acabamento, os materiais utilizados são de primeira qualidade: alumínio com revestimento em pó, aço inoxidável espelhado, e vidro borossilicato – o mesmo usado em laboratórios, é mais resistente e dilata menos, o que mantem a precisão das medidas mesmo sob calor.


Emprestado da mitologia, o nome Narciso indica que o foco dos espelhos é a própria beleza das flores. Dessa forma pode-se entender o papel da coleção como uma amplificadora das qualidades naturais das flores.

Formada pela Universidade IUAV de Veneza e pela ECAL, na Suíça, Giorgia escolheu investigar em sua pesquisa de mestrado uma parte do projeto com a qual não tinha familiaridade: “eu queria entender como e com quais critérios desenhar um ornamento”. Atualmente, trabalha no departamento de design da Fabrica – o centro de pesquisa e comunicação da Benetton.


ÚLTIMAS DE Design

Bowl-Peixes rr

Louças para trazer charme à mesa do café

wassily

11 cadeiras que marcaram a história do design

Relogio  baratinho

Ajuste o horário de verão com relógios divertidos

INSTAGRAM @ARKPAD